Localização
Rua Ontario 352, Bairro Jardim Canada
Nova Lima/MG.
Brasil.
31 98744-0953 - 31 99826-4871
contato@solidpisos.com.br
Funcionamento
Seg-Sexta: 08:00 - 17:00

Dicas e Curiosidade

News
31
out

A imponência do piso pronto de madeira: entenda tudo sobre esse sucesso da decoração atual

O piso pronto de madeira é uma das melhores opções disponíveis no mercado de pisos atual. Além de ser um modelo de luxo e sofisticação, ter um piso de madeira traz diversas vantagens para a sua casa ou para o seu ambiente de trabalho.

Esse tipo de material atende até a exigências mais complexas do consumidor em termos de durabilidade, qualidade e resistência. Por isso, trabalhar com a construção em pisos prontos de madeira é indicado para a maioria dos casos.

O diferencial do piso de madeira pode ser resumido em duas palavras significativas: praticidade e durabilidade. Por já chegar ao local de implantação com o verniz de fábrica, o piso de madeira já tem um processo de instalação mais rápido.

Não há a necessidade de um acabamento mais complexo, como é esperado com outros tipos de material. Se você precisa de uma instalação imediata, por exemplo, o piso pronto de madeira pode ser a opção mais conveniente.

Mas como realmente é produzida a implementação do piso? O que precisamos fazer? Vamos entender as informações técnicas com mais precisão ao longo desse texto, mas podemos adiantar que o processo é simplificado por só precisar da aplicação de uma cola, chamada de cola P.U.

As réguas podem ser encaixadas de maneira aleatória ou com o intuito de formar uma figura. Isso dependerá do modelo de piso pronto de madeira com o qual você decide trabalhar. Porém, mesmo com a necessidade de uma disposição pensada de figuras, o processo nunca se complica.

São diferentes modelos com os quais a Solid Pisos, maior fornecedora de pisos prontos de madeira do cenário nacional, trabalha no momento. Você deve, nesse contexto, escolher o tipo de piso que mais satisfaz as suas demandas e que mais combina com o seu ambiente de implantação.

Se você ainda não pensou nisso, não se preocupe. Vamos te ajudar a escolher o piso ideal! Fique conosco para mais informações.

Como escolher o seu modelo ideal?

Primeiramente, vamos entender as características de um piso pronto de madeira. Até agora, falamos somente que essa pode ser uma opção vantajosa e que o acabamento é simples e rápido. Esse é o momento de entender a razão do sucesso desses tipos de piso.

O piso pronto é um material construído a partir de tábuas. Essas tábuas são mais curtas em relação aos demais tipos, como em relação aos assoalhos. Mesmo assim, não há exatamente uma restrição de tamanhos.

Eles podem variar aleatoriamente ou possuir um padrão de corte, que já vem de fábrica também. Seja como for, você poderá trabalhar em cima desses cortes para formar o modelo estético de maior agrado.

A instalação, como já falamos, não precisa do verniz. Esse componente já vem de fábrica, pronto para o uso. Não há também a necessidade de raspagem no tratamento do piso pronto de madeira, o que economiza tempo.

Os estilos podem ter suas diferenças. Trabalhamos com o piso maciço, multilaminado, multiestruturado e multistrato. Os detalhes de instalação e a alta qualidade da madeira não se modificam conforme o estilo escolhido.

Todos os pisos são fabricados com madeiras de alta qualidade. A maioria desses modelos é produzido com madeira de extração nacional e consciente, de acordo com as normas vigentes. Você deve, no processo de escolha do seu piso ideal, se informar sobre as possibilidades de madeiras.

Na Solid Pisos, temos alguns modelos. Eles são o Piso Pronto Cumaru, o Piso Pronto Ipê, o Piso Pronto Jatoba, o Piso Pronto Sucupira, o Piso Pronto Tauari, o Piso Pronto Peroba Mica, o Piso Pronto Peroba Dourada, o Piso Pronto Carvalho Europeu, o Piso Pronto Muiracatiara, o Piso Pronto Ipê Lapacho, o Piso Pronto Guajuvira e o Piso Pronto Amendoim.

Todas essas madeiras citadas são de procedência diferente, possuem características e estéticas diferentes e podem ser mais ou menos resistentes e duráveis. São mais indicadas para tipos específicos de construções, com algumas restrições específicas.

Conhecendo alguns dos principais modelos

 

Vamos te mostrar as informações dos principais modelos produzidos a partir de diferentes madeiras. Vale apontar que todos esses modelos são produzidos a partir de madeiras tropicais. Isso, só a Solid Pisos oferece com a qualidade que você precisa.

A madeira Amendoim

O piso pronto amendoim é uma das muitas essências fornecido pela maior fabricantes de pisos de madeira tropical do mundo, Indusparquet. A extração é feita nos locais em que essa madeira é encontrada: as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Esse é um bom exemplo de uma madeira de muita flexibilidade em termos de locais de instalação. Isso ocorre, pois é simples trabalhar com o piso pronto amendoim. O acabamento é rápido e a colagem do piso é simples.

Você só precisará tomar cuidado com o processo de secagem, que pode demorar alguns dias a mais se comparado com outros materiais. É ideal que você submeta o piso a um processo de secagem em estufa para evitar que o material se comprometa. Todos os Pisos Pronto da Indusparquet são secos em estufa e já vem com 8 camadas de verniz pronto para instalar.

A estrutura final tem uma aparência mais peculiar. Ela é avermelhada, em um tom de marrom diferente dos regulares, por ser mais claro. As réguas são médias e podem ser dispostas de maneira aleatória ou formando uma figura mais definida.

A madeira Cumaru.

 

Essa é uma das madeiras mais populares quando estamos falando de produção de pisos. O piso pronto Cumaru é um grande indicado para quem procura por luxo e modernidade no ambiente de implantação. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse modelo de piso a seguir.

Essa espécie pode ser considerada mais rara, pois não é encontrada nas regiões Sudeste e Sul. A extração deve ser feita, desse modo, em locais mais específicos. Mesmo assim, isso não é um problema para a popularidade do piso pronto Cumaru.

Apesar de ser um nome conhecido, o cumaru não é de simples manuseio. A madeira em si é considerada muito dura e resistente, o que é bom para o resultado final, mas pode trazer dificuldades para a colagem e secagem.

A madeira ainda é oleosa. Por isso, é esperado que a estrutura demore um pouco mais para ser colada. Entretanto, o processo de secagem não é tão difícil se comparado com as demais espécies de madeira.

Uma das principais vantagens dos trabalhos com o cumaru é a sua resistência a rachaduras. Você poderá submeter o piso a um processo de secagem mais intenso sem o medo da madeira rachar. Nesse contexto, você pode optar tanto pela secagem natural quanto pela versão artificial da mesma atividade.

Essa madeira ainda é conhecida por conta da diversidade de estruturas que podem ser produzidas com a sua ajuda. Os decks de madeira cumaru, por exemplo, são excelentes pedidas se você está procurando por sofisticação do seu ambiente externo.

 

Em locais de grande fluxo de pessoas, o cumaru também é uma das melhores opções. Como a madeira é resistente, você poderá colocar um fluxo intenso que nada ocorrerá por longos períodos de tempo.

Vantagens do piso pronto de madeira

Já falamos de algumas vantagens de obter um piso pronto de madeira, com fabricação de excelente qualidade pela Indusparquet e fornecido em todo o Brasil pela revenda Solid Pisos. Agora é hora de entender melhor essas vantagens e falar mais um pouco de como é benéfico adquirir o seu modelo desse tipo de piso.

Aqui, você entende a razão pela qual os pisos de madeira estão se tornando cada vez mais populares e cada vez mais buscados pelo consumidor. Fique conosco e saiba mais.

Vantagens estéticas

As vantagens estéticas são diversas e podem, inclusive, variar conforme o modelo escolhido. Porém, existem algumas vantagens básicas que se aplicam a todos os pisos de madeira, e que podem ser ideais para você.

Todos os modelos são feitos a partir do uso de madeira natural. Esse item pode conferir resistência, mas há um fator estético de muito peso. Não importa a qualidade da madeira artificial, a sua versão natural terá seus diferenciais de cor, textura e dureza.

A madeira ainda pode ser considerada de uso exclusivo. Como já havíamos citado, são todas madeiras tropicais e madeiras Europeias (Carvalho Europeu) as usadas no processo. A estética dos tipos de madeira atende a demandas modernas e atualizadas.

Não há irregularidades no piso de madeira. Os modelos são lisos por completo e muito bem acabados para que essa função seja cumprida. Esse processo é feito com cuidado e dedicação pela equipe especializada.

Podem existir, em alguns modelos de menor qualidade, peças com acabamentos diferentes na estrutura do piso. A consequência pode ser um prejuízo em termos estéticos. Para evitar isso, colocamos todas as peças com mesmo acabamento em seu piso pronto. Dessa maneira, garantimos uma qualidade e durabilidade integral.

Vantagens ambientais

Todas as madeiras comercializadas, independentemente do tipo, são produzidas em manejo florestal. Essa atitude visa diminuir os danos causados pela extração desmedida de madeira para a construção de alguns pisos.

Vale lembrar também que todas as espécies trabalhadas estão fora da lista de madeiras em ameaça de extinção. Isso já é um demonstrativo de responsabilidade e cuidados ambientais.

Há, por fim, a atitude de sustentabilidade ambiental que é levada em consideração no momento de produção e de retirada dos pisos prontos de madeira. A todo momento, há o cuidado para que o manejo não seja prejudicial ao meio em que nos encontramos. É essencial que o consumidor procure por uma atitude de sustentabilidade nas compras, principalmente em relação a estruturas que demandam um contato maior com a natureza.

Vantagens em relação à qualidade do produto

Podemos atestar a qualidade dos pisos prontos de madeira fornecidos pela Solid Pisos de diversas maneiras. Vamos começar mostrando a popularidade dos modelos: os produtos são exportados para mais de 70 países ao redor do mundo. Em todos eles, o material é bem recebido e utilizado por longos períodos de tempo.

Há, ainda, um padrão de normas para todo o mundo. Os métodos de instalação e retirada, assim como os valores e objetivos da empresa são universais e aplicados em um vasto campo de atuação. Os pisos também foram homologados para Piso Radiante, o que atesta, mais uma vez, a qualidade da produção.

Vantagens técnicas

Há uma grande orientação técnica, que é feita antes e durante a instalação dos pisos de madeira. Essas ações são realizadas por uma equipe de profissionais treinados e qualificados para a tarefa. Isso torna o manejo dos mais diferentes modelos algo simples e padronizado. O índice de erros cai muito com essa postura.

Vantagens de conforto

Todos sabem que os pisos de madeira são famosos por promover um clima confortável no ambiente. Com os produtos de madeiras tropicais, isso não seria diferente. Atestamos e comprovamos essa qualidade pelo conforto em qualquer temperatura.

Se você residir em um lugar mais frio, o uso da madeira em pisos não deixa que o frio penetre no ambiente. O resultado é um local mais quente e mais aconchegante. Mas e se a área for em uma região quente? Não se preocupe, pois a madeira não eleva muito a temperatura. Pode ocorrer uma elevação, mas ela não será fonte de desconfortos.

Não há, ainda, o barulho ao caminhar. Você pode caminhar tranquilamente pelo piso sem que atrapalhe as outras pessoas, pois o material é conhecido por ser mais macio. O acabamento e a qualidade do produto em si são fatores que ajudam nessa característica.

Por fim, temos uma grande vantagem: o piso não muda de forma ou flexiona quando pisamos. Essa é uma característica que pode ser encontrada em algumas estruturas. Com o tempo, o piso pode até se deteriorar e mudar de forma. Mas isso não ocorre quando a madeira é de alta qualidade. Você pode impactar a estrutura, que ela não cederá.

Vantagens de instalação e manutenção

 

Os pisos prontos de madeira podem ser instalados sobre outros pisos, não havemos comprometimento da estrutura. Esse tipo de material não se restringe apenas ao solo: ele pode ser colocado em paredes e no teto com a mesma segurança.

 

Vale dizer que o processo de instalação não demora muito, não deixa cheiros fortes e não suja o ambiente. Essa é uma vantagem prática que todos procuram no momento da instalação. Uma outra vantagem tem relação com a rapidez com que a estrutura fica pronta. Você pode pisar e caminhar normalmente pouco tempo depois da instalação.

 

Devemos salientar que a estrutura não promove alergias aos residentes e é relativamente higiênico. Não há a necessidade de manutenções muito frequentes e você não precisa usar cera para limpeza e cuidados básicos. Não é necessário que você lave a estrutura. Passar um pano com produtos indicados já basta.

 

Vantagens do verniz

 

Para fechar nosso quadro de vantagens, podemos falar das vantagens do uso de verniz de fábrica. Isso já economiza muito tempo na hora da instalação. O verniz colocado em fábrica vem em 9 camadas, tem filtro solar e não oxida com o tempo de uso do piso.

 

Esse verniz tem vida útil estimada em 20 anos para uma residência. Você pode manter o produto com a garantia de que ele não irá descascar em cima do piso ou trincar nas juntas. Não é necessário, por fim, envernizar todo o ambiente para que o produto funcione.

 

Cuidados com o piso pronto de madeira

 

Alguns cuidados são bem-vindos tanto no momento de instalação, quanto no momento de manutenção dos pisos prontos. Esses cuidados são gerais: não importa se você possui um Piso Pronto Cumaru, um Piso Pronto Sucupira, um Piso Pronto Peroba Dourada ou um Piso Pronto Muiracatiara, os cuidados serão semelhantes.

 

Primeiramente, no momento da instalação é necessário que o contra piso esteja nivelado e sem resquícios de umidade. Você deve ter cuidado, também, com a cola usada para fixar o piso durante a instalação. Use apenas a cola P.U, pois os pisos de madeira já vêm com acabamento em verniz de fábrica e ele não pode se deteriorar.

 

Se a estrutura possuir roldanas ou for entrar em contato com rodinhas de mesas e cadeiras, você deve tomar cuidado. O procedimento é simples, basta usar apenas estruturas de poliuretano ou silicone para não danificar o piso. Mas fique calmo, pois são diversos os modelos desses materiais e você não terá dificuldade em achá-los.

 

No momento da limpeza periódica do seu piso, você deve tomar algumas providencias simples, mas muito benéficas para a madeira. Utilize um pano macio no processo. Ele deve ser molhado com agua, sem a utilização de produtos como a cera. Se você preferir, pode optar por uma vassoura de pelos macios também.

 

Cuidado com a escolha de produtos, tanto na manutenção, quanto no acabamento. Não utilize solventes orgânicos para a limpeza do seu piso. Evite, também, produtos que não sejam compatíveis com os usados no processo de acabamento.

 

Em termos gerais de mantimento, os cuidados são simples e práticos. Evite usar sapatos om pregos ou estruturas semelhantes no solado, para que não estrague a madeira. Você ainda deve manter os pés dos móveis afastados do piso por borracha ou feltro.

 

A água é um elemento que não deve ser mantido por muito tempo em contato com a estrutura dos pisos. Se você estiver em um ambiente próximo de banheiros ou da cozinha da casa, cuidado com a passagem de água, que pode nem ser observada de primeira. Tente barrar essa passagem com um pano.

 

Da mesma maneira, a entrada de água que pode ocorrer em dias de chuva pelas janelas deve ser barrada. Verifique vazamentos nesses locais como uma medida de proteção. Você ainda deve deixar vasos de plantas longe do local. Pode ter plantas no ambiente, claro, mas procure colocar um pano ou pratinho de jardinagem para que o piso não absorva a água que cai dos vasos.

 

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre um dos modelos mais interessantes e mais populares de pisos de madeira. É o piso pronto carvalho europeu, que comanda o cenário de luxo e modernidade.

 

Conheça o Piso Pronto de madeira Carvalho Europeu

 

Os pisos prontos carvalho europeu são produzidos por meio do uso de madeiras estruturadas de Carvalho. São diferentes texturas e colorações dos pisos citados que dão ao consumidor a variedade que ele procura. Esse piso ainda pode ser produzido nas mais diversas dimensões, o que o torna recomendado para áreas de trabalho ou residências.

 

Esse é um trabalho extensivo de produção dos melhores pisos prontos carvalho europeu do mercado. O controle de qualidade do processo, assim como a durabilidade da madeira, são fatores controlados e garantidos no acabamento final da peça. Vamos entender mais sobre esse gigante da fabricação de pisos de madeira.

 

Informações técnicas

 

O piso de madeira criado a partir do carvalho europeu é construído por meio da tecnologia “em camadas”. As camadas de madeira exclusiva de luxo são colocadas em cima de uma base compactada e resistente. Não há, dessa maneira, a possibilidade de rachaduras e abertura de frestas na estrutura final.

 

A instalação do piso pronto carvalho europeu é feito com o uso de encaixes macho fêmea, tanto nas pontas, quanto nas laterais. A madeira é colada no contra piso com a utilização da cola P.U, conforme recomendações gerais para o manejo de pisos de madeira em geral. A secagem, dessa forma, se torna rápida e prática.

 

A largura é de 180 e 240 mm, e a espessura de 135 mm. Quanto ao comprimento das réguas, temos réguas de 2200 mm. As réguas em geral dos pisos prontos carvalho europeu são longas, com 2,20 metros de comprimento. Somente esse piso possui as réguas de um tamanho diferenciado. Os demais não possuem uma régua tão extensa quanto essa.

 

O diferencial quando pensamos no piso de carvalho europeu está no acabamento. Os óleos e vernizes de fabricação exclusiva na Europa, que não poderiam ser encontrados no Brasil. As réguas largas, de 180mm e 240mm também são exclusivas desse modelo. No Brasil, não existem pisos prontos com essa largura. Por isso, a estrutura deve ser importada.

 

Vantagens do piso pronto carvalho europeu

 

São diversas as vantagens que esse tipo de piso fornece ao consumidor. A primeira dela tem relação com a estética luxuosa, que torna o material excelente para uso nos mais diversos cômodos.

 

Há, ainda, a facilidade de manutenção do piso. Para realizar o processo de limpeza periódica, você não precisa da ajuda de produtos. Basta fazer uma simples aspiração com o aspirador de pó ou usar um pano umedecido com água para a higienização mais profunda.

 

Se você quiser, ainda pode usar um pano com produtos indicados para a limpeza de madeira. Porém, essa deve ser uma atitude tomada em largos períodos de tempo, pois o piso em si é higiênico.

 

Por fim, podemos dizer que o carvalho europeu torna o piso mais resistente se comparado com outros modelos de pisos para interiores. Você não precisa tomar muitos cuidados, por exemplo, com o grande fluxo de pessoas pelo local.

 

Decoração com o piso pronto carvalho europeu

 

Agora que já apresentamos de maneira geral esse piso, vamos falar sobre as decorações que podem ser feitas com o uso do modelo. São diversos os locais que você pode fazer a implantação.

 

É ideal que você use esse tipo de piso em locais em que você passa bastante tempo, como o quarto ou a sala. Pense, também, em locais com muito fluxo de pessoas.

 

Se você morar em um ambiente frio, pode colocar pisos de madeiras nos corredores e passagens. Com o calor gerado pela estrutura, você não terá que passar por lugares gelados ao caminhar de um cômodo para outro.

A Solid Pisos importa da Europa e fornece para todo o Brasil os melhores pisos prontos de Madeira Carvalho Europeu, piso multiestruturado Carvalho Europeu. O Piso Carvalho Europeu é a escolha certa dos decoradores e arquitetos mais exigentes, assim como das decorações mais luxuosas.

 

Quais cores usar?

 

As cores do piso pronto carvalho europeu podem ser modificadas dependendo do modelo que você escolher. Para esse ano, estão em alta as cores mais puxadas para o vermelho e castanhos mais escuros.

 

O bege claro é outra tendência do ano. Essa cor é muito usada quando o objetivo é fazer com que o ambiente pareça maior. Áreas costeiras são uma boa pedida para o uso de cores mais claras na decoração.

 

As cores mais tradicionais estão perdendo espaço, mas essa pode ser uma tendência momentânea. É ideal que você saiba analisar realmente quais cores combinam com os móveis e com o ambiente em geral.

 

Sugerimos, também, que você pense no que quer causar ao escolher as cores do piso. Você pode, por exemplo, escolher cores estimulantes se o seu objetivo for tornar o ambiente alegre e descontraído. As cores mais calmas podem ser usadas em ambientes mais particulares em que você quer promover esse tipo de sensação.

 

Entenda o Taco de madeira

 

Um modelo de uso da madeira é na formação dos tacos, muito usados em casas e apartamentos. A Solid Pisos também oferece esses tacos com o verniz de fábrica e com a mesma qualidade dos pisos prontos. A proteção é de óxido de alumínio para diminuir desgastes.

Formatos dos tacos

 

Você pode fazer a instalação do seu taco de madeira segundo os modelos chamados amarração, diagonal, dama, espinha de peixe e escama de peixe. Os dois tipos mais populares de formato de taco são Chevron e espinha de peixe. Vamos entender melhor esses dois modelos, ambos produzidos a partir da madeira.

 

A espinha de peixe é formada por meio de colocações intercaladas dos tacos. O resultado final é um desenho padronizado em direção à parede. É como se fosse um zigue-zague no seu piso.

 

O Chevron também tem essa característica da formação de um zigue-zague. A diferença está no recorte desse tipo de piso. Os tacos não são encaixados de forma a construir o padrão. Eles são recortados em seu encontro. O resultado é um padrão de continuidade à mesma linha dos demais. O Chevron tem uma texturização mais intensa, o que pode tornar o modelo altamente luxuoso.

 

Modelos e informações técnicas

 

Na Solid Pisos você encontra a maior variedade de tacos de madeira do Brasil. Temos os modelos Taco Piso Pronto Amendola, Taco Piso Pronto Cumaru, Taco Piso Pronto Ipê, Taco Multistrato, Taco Piso Pronto Peroba Dourada e Taco Piso Pronto Peroba Mica. Todos são produzidos com a utilização de verniz de fábrica e a de óxido de alumínio.

 

O piso pronto de taco, independentemente do modelo, tem tamanhos definidos. Não importa se você se interessou por um Taco Piso Pronto Ipê ou um Taco Piso Pronto Peroba Dourada, as medidas são: 18 X 65 X 390 mm ou 11 X 65 X 390. Há a variação de colorações e de texturas conforme o material e o acabamento escolhidos.

 

Piso pronto de madeira X pisos laminados: qual escolher

 

Vamos saber um pouco mais dos pisos de madeira e suas vantagens em relação ao piso laminado. Essa é uma comparação muito feita por clientes no momento da decisão pela compra. Vamos começar definindo o que significa e quais são as vantagens de cada modelo.

 

Definição dos produtos

 

O piso pronto é definido como um piso de madeira com colocação de verniz em fábrica. Há um aspecto mais natural na estrutura final do seu piso, sempre prezando por um aspecto próximo ao material usado.

 

Há o piso laminado é um piso que tem suas camadas mais superficiais cobertas por celulose e impregnadas com resina. São produzidas algumas formas e impressões que fazem com que o piso se pareça com a madeira natural. Entretanto, o aspecto final é mais artificial.

 

Visual dos produtos

 

O piso de madeira, como já sabemos, sempre é formado com a madeira natural. Já o piso laminado nunca terá madeira natural na composição. É sempre um outro material. O problema é a diferença entre cômodos. Vamos entender melhor.

 

Enquanto o piso de madeira garante uma continuidade entre os cômodos e a utilização do mesmo padrão em toda a casa, o mesmo não ocorre com o piso laminado. Existe a colocação de uma estrutura diferente em termos estéticos junto aos vãos das portas. Isso serve para fazer a separação e para fixar o piso no chão.

 

Há um baixo ruído quando caminhamos pelo chão de piso de madeira. Mas o mesmo não ocorre com o piso laminado, uma vez que a produção de ruído é grande. Se cair algum objeto, o ruído não será amortecido pela estrutura.

 

Esse aspecto pode causar desconforto dos moradores. Se o ambiente possuir um andar inferior, não ter o amortecimento de ruídos pode ser um problema. As unhas de animais, como os cachorros, e as pisadas com salto alto são os barulhos mais estridentes e que causam mais desconforto em relação aos pisos laminados.

 

Você ainda pode deformar o piso quando há muito impacto ou quando há o grande fluxo regularmente. Quando é usado um piso de madeira, há uma robustez necessária para que a deformação não ocorra.

 

Colagem dos pisos

 

Os dois tipos de piso ainda apresentam diferenças significativas em termos de colagem.  Veja a seguir e entenda melhor.

 

A cola de poliuretano é a usada para a instalação dos pisos de madeira, e ela apresenta uma série de vantagens exclusivas. Primeiramente, devemos apontar que essa é a uma cola isenta do uso de água. Não é necessária a utilização desse composto.

 

O consumo de cola ainda é menor: são 1,5kg por metro quadrado. Esse tipo de cola pode resistir a tração (35kgf/cm2) e o tempo de utilização é inferior, sendo de 8 horas.

 

Quando estamos trabalhando com a cola para pisos laminados, a cola PVA, temos uma composição com água. É usada aproximadamente uma quantidade de 50% de água nesse tipo de cola.

 

O consumo também é maior: são 2kg por metro quadrado. Você acabará gastando mais com o produto. Devemos comentar que, ao contrário da cola para pisos de madeira, a cola PVA não fornece muita resistência à tração. O tempo para utilização é muito maior, com valores próximos aos 3 dias. Isso faz com que o processo se alongue muito.

 

Agora que já apresentamos todos os elementos de comparação, você deve fazer a melhor das escolhas de acordo com o custo e benefícios. Analise bem as opções e pense nas vantagens dos modelos de pisos de madeira.

 

Piso pronto de madeira X tábua corrida: qual a melhor opção?

 

A escolha do piso ideal pode gerar muitas controvérsias, sendo um grande desafio. Uma dúvida que muitos possuem é exatamente sobre o piso de madeira em relação ao assoalho de tábua corrida.

 

Mas fique calmo. Se você ainda não sabe qual é a melhor opção, podemos te ajudar e te orientar nesse processo. Dessa maneira, você não terá mais dificuldades e poderá fazer uma escolha consciente.

 

Semelhanças entre o piso pronto e o assoalho

 

Vamos começar mostrando as semelhanças entre as estruturas para que o leitor possa se informar melhor. A principal delas é a madeira na composição. As duas estruturas são feitas a partir da madeira natural.

 

Você ainda verá a utilização do formato em réguas em ambos os modelos. O que varia é apenas o tamanho dessas peças.

 

Em termos de durabilidade, as duas estruturas têm vantagens. São excelentes materiais se forem colados com a cola específica e se forem mantidos longe de umidade e da água. Quanto aos cuidados básicos, as duas estruturas podem se assemelhar pela similaridade de processos: ambas são de madeira e ambas são coladas ao solo, como já mencionado.

 

A seguir entenderemos as diferenças entre o piso pronto de madeira e a tábua corrida dos assoalhos.

 

Qualidade e conforto

 

O verniz do piso pronto já é colocado na fábrica, enquanto a tábua corrida necessita de verniz aplicado no local de instalação, 30 dias após o processo.

 

Os encaixes também variam: no piso pronto o encaixe é macho fêmea, enquanto na tábua o encaixe é de calafeto tradicional. Essa última estrutura pode precisar de manutenções periódicas, o que não ocorre com o encaixe macho fêmea.

 

A instalação deve ser feita colando a estrutura diretamente no contra piso quando estamos falando do piso pronto. No caso das tábuas, a instalação é pregada sobre barrotes. Uma maior espessura pode ser necessária, enquanto há a liberdade de escolha quando tratamos do primeiro modelo.

 

Por fim, devemos apontar que o piso pronto é livre de barulhos ao caminhar. O mesmo não ocorre com a tábua corrida, que pode ser fonte de barulhos extensos.

 

Compra dos produtos

 

Há a necessidade de rejunte no local para corrigir algumas das dilatações de madeira quando estamos falando da tábua corrida. No caso dos pisos prontos, essa necessidade não é verdadeira.

As peças do piso pronto são usinadas com maior precisão e cuidado.

 

Os pisos prontos são vendidos já instalados e totalmente acabados. O mesmo, infelizmente, não é verdade para a tábua corrida, que é vendida sem um acabamento.

 

Verniz aplicado

 

Há, ainda, diferenças na aplicação e na qualidade do verniz que mostram as vantagens do uso de pisos prontos. Nesse modelo, o piso é envernizado com cerca de 9 camadas de duração de até 20 anos com o uso da cola P.U. No modelo de piso em tábua corrida, o verniz recebe 2 ou 3 demãos e dura até 3 anos.

 

O sistema de verniz no piso pronto ainda conta com grande resistência pelo óxido de alumínio, enquanto na tábua corrida não contamos com esse componente. É por isso que o modelo é menos durável e desgasta mais.

 

O verniz, no caso do piso pronto, não fragmenta e pode ser aplicado por peça. O mesmo não ocorre com a tábua corrida, que pode fragmentar e gerar trincas entre as peças por conta da dilatação da madeira, uma vez que o verniz é colocado como um filme único.

 

Instalação dos produtos

 

A instalação do piso pronto de madeira é muito mais fácil em comparação com o assoalho tradicional. No primeiro modelo, temos uma colagem rápida que permite a circulação após 8 horas. Você ainda não precisa sair de casa para que a instalação seja feita.

 

Com o uso da tábua corrida, você precisará sair da casa para que o assoalho possa ser envernizado e raspado. O prazo da instalação é grande, pois é necessário que haja a ambientação e a espera pela dilatação natural da madeira.

 

Você ainda deve tomar cuidado, pois a tábua corrida não pode ser colocada sobre outros pisos. O mesmo não ocorre com o piso pronto, que pode ser tranquilamente instalado em cima de outros pisos.

 

Agora que você já sabe a razão pela qual o piso de madeira deve ser a sua opção, não perca mais tempo. Corra para a Solid Pisos e conheça os modelos.