Localização
Rua Ontario 352, Bairro Jardim Canada
Nova Lima/MG.
Brasil.
31 98744-0953 - 31 99826-4871
contato@solidpisos.com.br
Funcionamento
Seg-Sexta: 08:00 - 17:00

Dicas e Curiosidade

News
13
out

O uso da madeira em pisos

A madeira é um dos mais populares materiais para pisos, principalmente em casas e apartamentos. Se você ainda não aderiu a essa tendência, com certeza conhece alguém que já. Investimentos em madeira estão se tornando mais comuns no Brasil. Em outros países, ela já está no revestimento das casas há tempos.

Mas por que há essa tendência agora? Por que muitas pessoas estão optando por usar madeira nos pisos? A verdade é que existem muitos benefícios no uso da madeira para pisos e até para outros tipos de revestimento interno (Forro Lambri, Breeze, escadas, paredes etc).

Aqui, nós vamos te mostrar todas essas vantagens. Fique conosco também para entender melhor sobre a manutenção de piso de madeira e sobre a variedade que esse material pode oferecer.

As vantagens do uso da madeira

São diversas essas vantagens quando pensamos em materiais para casa feitos a partir da madeira, principalmente se forem pisos ou paredes. Vamos entender todas elas.

A madeira ajuda a reduzir o efeito estufa

Essa é uma das principais vantagens ecológicas do produto. Quando você usa a madeira para pisos maciços, você está contribuindo para a diminuição gradual do efeito estufa no planeta.

Quando há a extração balanceada e controlada das árvores mais maduras, você está poupando espécies mais novas. Essas espécies que ainda não se desenvolveram podem adquirir mais CO2 para seu consumo, liberando o O2 para a atmosfera, como acontece no processo natural de fotossíntese.

Vale lembrar que as plantas mais jovens são responsáveis pela absorção de mais CO2 em relação ao O2 e em relação a espécies mais velhas. O entendimento dessa particularidade fez com que se tornasse possível uma extração de madeira ecologicamente correta.

Além disso, devemos considerar que a extração incentiva a ação do reflorestamento. Colocar espécies mais novas em nosso ambiente significa várias coisas. A primeira delas é a possibilidade de termos árvores saudáveis por mais tempo. Isso é importante em um contexto de extração sem regulamentação.

Depois, devemos considerar o fato de que as espécies mais novas purificam melhor o ar, por conta de seu processo inicial de produção do O2. Esse é um grande benefício para um ambiente degradado pela ação do homem.

Há a redução do consumo de energia

A madeira é muito importante por diminuir o consumo de energia na produção. Esse é um efeito benéfico e necessário para a restauração de um sistema energético sobrecarregado e utilizado em grandes escalas.

Outros materiais apresentam um consumo mais alto, enquanto os números da madeira são impressionantes. Usamos na produção 4200 kg de alumínio, 1800 kg de cal, 1000 kg de aço e apenas 260 kg de cimento.

Entender a economia feita pelo uso de madeira pode ajudar a sua casa a ter um material de construção que é benéfico para todo o planeta.

O material é saudável e belo

É difícil achar um material para constituir a sua casa que seja uma inovação em beleza e mesmo assim seja completamente saudável. Existem materiais esteticamente belos, mas que podem até causar algumas reações alérgicas.

Com o piso pronto de madeira, você não precisa ter nenhuma dessas preocupações. O produto ainda tem a vantagem de não acumular poeira e não reter grandes quantidades de sujeira. A limpeza se torna bem mais simples e rápida.

A boa notícia é que você pode escolher qualquer tipo de acabamento e qualquer padrão para o seu piso, que as características saudáveis se conservam. Existem pisos prontos de madeira e assoalho de madeira para todos os gostos e nos mais variados padrões estéticos.

A madeira é um ótimo isolante térmico

Quando o local é muito frio, usar a madeira pode ser uma excelente saída para quem quer manter a temperatura quente dentro de casa. A capacidade de manter os ambientes com total aquecimento é um dos motivos pelos quais a madeira está se tornando cada vez mais popular.

Piso Multiestruturado Indusparquet Ipe Nobile

Há durabilidade e resistência

O acabamento dos pisos prontos de madeira costuma ser de alta qualidade. Mas não é só isso que torna o material resistente e durável. Naturalmente, a madeira é conhecida por aguentar o tráfego de pessoas e qualquer efeito físico no material.

Com o uso da madeira, você não precisa se preocupar com ataques de insetos, com mofo ou com os ataques de fungos. O material é resistente a tudo isso. Você também não precisa considerar um apodrecimento.

A madeira, combinada com um acabamento de qualidade, se torna resistente ao longo de vários anos. O piso, desse modo, precisa apenas de uma manutenção leve ao longo do tempo de uso.

As tonalidades são diferentes

Uma das vantagens da aquisição de um piso de madeira está nas diferentes tonalidades. Você pode, inclusive, ter o mesmo material, mas os tons nunca são iguais.

Isso se dá por uma caraterística de distinção de toda e qualquer espécie de madeira. Cada uma delas é única, com traços e detalhes que as diferencia das demais.

Produtos de manutenção

São diversos os produtos destinados a manutenções na madeira. A Solid Pisos trabalha com os melhores fabricantes de cola para Madeira do Brasil. Entenda esses produtos melhor a seguir.

Adesivos

Nessa categoria, temos o RADCOL PU 506, que serve para colar o piso e o contra piso quando há irregularidades no terreno de construção ou falhas de instalação. Temos ainda a variante RADCOL PU 606, um produto com mais resistência a umidade e mais precisão, não deixando bolhas visíveis.

Temos ainda a variante do produto SV e PP. O primeiro deles serve para colar paredes ou painéis de diferentes materiais. Já o segundo cola piso sobre piso de diferentes composições.

Impermeabilizantes

Temos três tipos: o RADFLEX, o RADCOL RADFLEX e o RADFLEX PLUS. O RADCOL RADFLEX deve ser colocado em pisos com umidade média para que ele desempenhe sua ação, segurando a água. Há os dois outros modelos são poderosas ferramentas que impermeabilizam e mantem a elasticidade do material.

Aditivos

Na categoria dos aditivos, temos o RADFIX, que aumenta a resistência dos pisos mais fracos ou danificados. Já o RADCOL REMOVEDOR PU serve para a limpeza de peças que contêm o poliuretano. O RADFAST é usado para instalar com mais facilidade os assoalhos colocados com parafusos e buchas. Por fim, o RADMIX permite que você faça uma instalação rápida de pisos e o conserto de pequenas áreas com qualidade.