Localização
Rua Ontario 352, Bairro Jardim Canada
Nova Lima/MG.
Brasil.
31 98744-0953 - 31 99826-4871
contato@solidpisos.com.br
Funcionamento
Seg-Sexta: 08:00 - 17:00

Dicas e Curiosidade

News
30
jun

Piso de Madeira Maciça: Manual Completo para Decoradores e Arquitetos

Conheça em detalhes o mais completo manual sobre piso de madeira maciça para arquitetos, decoradores e usuários em geral.

Piso de madeira maciça é uma escolha luxuosa para ambientes internos. Como particularidade combina com diferentes propostas decorativas, embora decoradores, arquitetos e usuários tenham certa dificuldade em escolher por causa das diversas versões no mercado.

Quais as melhores madeiras para pisos? Como instalar piso de madeira maciça? Qual a média dos tamanhos de assoalhos madeirados? Há melhores fabricantes nacionais ou internacionais?

Estas são perguntas que exigem respostas profissionais para você não errar na hora de comprar ou instalar pisos de madeira maciça.

Para responder estas e outras perguntas comuns ao universo do piso de madeira maciça reunimos os melhores especialistas da loja SolidPisos.com.br com objetivo de fazer um completo manual dos assoalhos madeirados, que você confere a seguir.

Como Escolher o Melhor Piso de Madeira Maciça?

Existem diversos tipos de madeiras que podem ser compostas nos assoalhos maciços, entre as quais se destacam Cumaru e Ipê.

A tecnologia dos dias atuais permite que os fabricantes fabriquem piso de madeira maciça nos mais diferentes padrões de formatos, dimensões ou cores.

Mas, você não deve comprar qualquer assoalho de madeira maciça apenas por causa da beleza. Também é preciso considerar outros aspectos como:
Tipo de madeira;
Retrabilidade;

Dureza Janka;

Entre outros aspectos.

No caso dos pisos de madeira maciça, por exigirem resistência, geralmente são indicadas madeiras pesadas à composição.

Mas, atualmente, algumas madeiras médias também são utilizadas para fabricar piso de madeira maciça.

Dureza Janka: É um parâmetro importante para caracterizar o uso da madeira.

Existe uma correlação bem-fundamentada entre a dureza Janka e outras propriedades da madeira, tais como:

Massa específica;

Resistência à compressão;

Flexão;

Cisalhamento;

Rigidez.

Os resultados da dureza devem ser utilizados na seleção de madeira para pisos.

Melhores Madeiras para Pisos Maciços

Claro que pode ser um pouco difícil realizar diferentes cálculos para descobrir as melhores madeiras para assoalhos. Por este motivo vale a pena considerar espécies conforme a dureza Janka com objetivo de fabricar pisos.

Na tabela abaixo você confere em detalhes técnicos as melhores madeiras para pisos maciços, sempre presentes nos produtos de luxo como parquet Haro ou tacos Indusparquet.

Em níveis mercadológicos há pisos de madeira maciça que possuem espécies diferentes das informadas na tabela acima.

Mas, para garantir, a Solid Pisos indica a compra dos assoalhos com as matérias-primas mais comuns que àquelas contendo propriedades mecânicas inferiores em relação às espécies mais tradicionais para piso de madeira maciça.

Principais Tipos de Piso de Madeira

Fabricantes e fornecedores atribuem o piso de madeira maciça de acordo com elementos como: encaixes nas laterais, presença de acabamento, espécies e dimensões.

Conforme as principais literaturas especializadas, é possível dividir os pisos de madeira dentro de duas categorias: Maciços ou Engenheirados (Engineered Wood Flooring, nome em inglês).

Pisos de Madeira Maciça

Assoalho Clássico (Piso de Madeira Maciça): Conhecida como uma escolha luxuosa que dura dezenas de anos sem necessidade de manutenção avançada. Em média suas medições variam da seguinte maneira:

De 280mm a 6.000mm (comprimento);

De 57mm a 210mm (largura);

De 8 a 22mm (espessura);

Cada uma das réguas pode ser lisa ou com encaixes nas laterais.

Exemplos de piso de madeira maciça : assoalho Indusparquet, piso pronto Indusparquet, piso demolição Indusparquet.

Tacos de Madeira: Possuem ou não encaixes nas laterais. Normalmente acarretam espessura de 8 a 20mm.

Uma das vantagens do taco Indusparquet está na possibilidade de compor diferentes desenhos e padrões gráficos no solo.

Parquet: Padrões distintos em dimensões e formatos. Com espessura de 6 a 18mm.

Composto em mosaicos que ajudam o decorador a elaborar com mais criatividade as propostas decorativas. Como característica não possui encaixes nas laterais ou no topo, o que engloba inclusive pisos Parquet Haro. 

Decks: Muitas pessoas não sabem, mas deck também é considerado piso de madeira. Podem ou não ter encaixes nas lateais. O acabamento deve ser realizado na obra, logo após a instalação.

Deck f/f é o nome que se dá ao deck fêmea / fêmea (com encaixes nas laterais). As melhores espécies são deck Cumaru e deck Ipê.

Pisos Engenheirados de Madeira

Piso Estruturado: Peculiar em virtude de ser um assoalho pronto de fábrica, já com acabamentos de verniz e outros produtos para oferecer mais brilho aliado à defesa contra abrasão

Não se pode ignorar o fato de que assoalhos estruturados são encontrados em 3 diferentes versões nos dias atuais: maciço, lamela e lâmina.

O assoalho estruturado maciço acarreta base de painel de madeira e revestimentos com madeira serrada, numa base de madeira maciça. As espessuras estão disponíveis entre 11mm e 29mm.

Exemplos de assoalhos prontos: Parquet Haro, piso Haro carvalho europeu e piso pronto carvalho Haro.

Piso estruturado lamela revestido por madeira serrada e base composta de madeira. Possui de 9,5mm e 19mm nas medidas.

Piso estruturado lâmina possui base com painel madeirado compensado nas lâminas de madeira. Espessuras de 7mm a 15mm.

Piso laminado: Outro dos diferentes tipos de assoalho engenheirado famoso entre decoradores que impressionam na decoração positivamente. Na prática consiste de partículas ou fibras de madeira em painéis, tais como:

MDP: Painel de Partículas de Média Densidade;

HDF: Painel de Fibras de Alta Densidade;

MDF: Painel de Fibras de Média Densidade.

Há camadas de papel com resina nas camadas que revestem os painéis.

Esta combinação na engenharia de ponta permite existir diferentes padrões de texturas, inclusive estéticas semelhantes ao castanho da madeira natural.

Detalhe: O piso maciço custa mais que os pisos engenheirados.

Mas, pisos engenheirados podem ser instalados nas diferentes partes de uma casa (inclusive banheiros, cozinhas, etc.), ao passo que piso maciço apenas é útil em quartos, salas, entre outras partes da propriedade não passíveis ao contato com água.

Melhores Fabricantes: Piso de Madeira Maciça

Agora é hora de conhecer as principais marcas de piso de madeira maciça ou pisos engenheirados: Haro (internacional) e Indusparquet (nacional), ambas fornecidas pela loja SolidPisos.com.br.

Piso Haro Carvalho Europeu

Piso de Madeira Haro da Alemanha, a melhor escolha do mundo entre os assoalhos madeirados importados.

A marca Haro, especialista em piso de madeira carvalho europeu, possui mais de 100 anos de tradição no fabrico de produtos do gênero, fornecedora oficial de materiais para mansões, boutiques, hotéis, entre outras construções luxuosas.

Entre os melhores pisos de madeira Haro se destacam: Piso parquet Haro e piso pronto carvalho (já com acabamento de fábrica), ambas versões fornecidas pela Solid Pisos.

Assoalho Indusparquet

Ao considerar um destaque entre fabricantes nacionais convém indicar a marca Indusparquet. Genuinamente paulistana, exporta para mais de 40 países distintos.

A Solid Pisos é uma loja Indusparquet BH (Belo Horizonte / Brasil), que oferece inclusive Show Room Indusparquet com: piso maciço, piso pronto, piso engenheirado, tacos de madeiras, e, decks Ipê, decks Cumaru e outros tipos de deck piscina da Indusparquet.

Piso de madeira maciça Indusparquet se destaca no mercado atual nas seguintes versões:

Assoalho Indusparquet: Clássico, maciço, robusto e durável. Disponível nas melhores versões de espécies de madeira, o que inclui Cumaru, Ipê, Sucupira, Jatobá, Tauari, Peroba e Peroba Mica.

 

Piso Multistrato Indusparquet (Engenheirado): Também popular como piso pronto Indusparquet, acarreta réguas largas e mais estabilidade.

Disponível em diferentes texturas. Tem 9 camadas de verniz para proteger contra os riscos e favorecer ao brilho constante. Encaixe nas laterais.

Piso Multiestruturado Indusparquet (Engenheirado): A escolha campeã em termos de texturas e medidas diferentes. Se trata de estrutura com lâminas torneadas de madeiras de reflorestamento e tropicais.

Nas versões de pisos multiestruturado Indusparquet você encontra madeiras como: Jatobá, Ipê, Guiauvira, Cumaru e Cabreúva.

Piso Demolição Indusparquet: Assoalhos com estética de demolição para intensificar o lado rústico na decoração, embora seja uma estrutura nova e com os mesmos níveis de resistência dos assoalhos novos tradicionais.

Legneto Indusparquet: Piso de madeira maciça Indusparquet que permite a existência de diferentes tipos de padrões gráficos, entre os quais espinha, amarração, indústria ou cama.

Disponibilidade nas versões:

Legneto Indusparquet Marfim;

Legneto Indusparquet Amendoim;

Legneto Indusparquet Muiracatiara;

Legneto Indusparquet Peroba Mica;

Legneto Indusparquet Cabreúva;

Legneto Indusparquet Jatobá;

Legneto Indusparquet Sucupira;

Legneto Indusparquet Amêndola;

Legneto Indusparquet Guaiuvira;

Legneto Indusparquet Ipê;

Legneto Indusparquet Cumaru.

Taco Indusparquet: Clássicos tacos Indusparquet que favorecem a vida dos decoradores criativos com desejo de ampliar as escolhas para estabelecer determinado padrão gráfico.

O taco Indusparquet está disponível em madeiras Carvalho, Tauari, Peroba, Peroba Dourada, Amêndola, Marfim, Cumaru, Ipê e Sucupira.  

Piso Indusparquet Versailles: Consiste na arma secreta dos decoradores de sucesso que podem escolher entre diferentes estilos a rememorar as tendências mais luxuosas do território francês.

Vienne, Dijon Triple, Nice, Monaco, Rodez, Orleans, Lyon e Paris são os diferentes estilos de padrões gráficos dos pisos Indusparquet Versailles.

Na Solid Pisos você encontra diferentes versões de pisos Indusparquet Versailles: Carvalho, Tauari, Amêndola, Sucupira, Peroba Mica, Peroba Dourada, Cumaru, Jatobá, Ipê e Marfim.

Deck Cumaru Indusparquet: Decks Cumaru também são considerados tipos de assoalho Cumaru maciço para áreas internas ou externas.

Também existe a versão deck Cumaru f/f (fêmea / fêmea) com encaixes nas laterais. Não deixa marcações na superfície lisa!

Deck Ipê Indusparquet (deck Ipê Tabaco): Considerada a melhor escolha do mundo em decks de madeira maciça, traz como vantagem resistência aliada à durabilidade.

O deck Ipê Tabaco tem tons um pouco mais claros do que decks Cumaru Indusparquet.

Deck Demolição Indusparquet: Uma textura de demolição autêntica de estilo Cumaru, que é a mais rústica das espécies de madeira na natureza. Há encaixes nas laterais (deck f/f – fêmea / fêmea) e no topo (deck f/m – fêmea / macho).

Deck Zigrinato Indusparquet: Os decks Zigrinato f/f Indusparquet possuem linhas de relevo na parte central e nas laterais boleadas. Versões deck Ipê ou deck Cumaru.

Cuidados com Contrapiso ao Instalar Piso de Madeira Maciça

Você como decorador, arquiteto ou usuário de modo provável não vai realizar os serviços de instalação de pisos prontos ou pisos 100% maciços.

Mas, é importante conhecer tudo a fundo no sentido de vistoriar todas as etapas da instalação.

Um dos primeiros cuidados a serem considerados é o contrapiso, conforme indicam os principais manuais sobre como instalar piso de madeira maciça.

Para você se beneficiar de todas as vantagens de um autêntico piso de madeira maciça de luxo, tais como assoalho Indusparquet, é preciso compreender a importância do contrapiso, que na prática se trata da parte no solo na qual acontece a instalação dos pisos.

É necessário corrigir as imperfeições do contrapiso antes de iniciar a instalação do piso de madeira maciça, pois depois de instalar fica muito mais difícil fazer qualquer correção.

A importância da correção do contrapiso é ainda mais considerável no caso de instalação de assoalhos de madeira em pisos térreos.

Basicamente, o contrapiso possui 5 funções específicas:

Corrigir defeitos da base;

Suporte para fixar revestimentos;

Declividade para escoamento;

Proporcionar desníveis perfeitos entre diferentes ambientes;

Regularização da base que recebe os assoalhos de madeira.

Vale destacar que existem 2 tipos de contrapiso: aderido e flutuante.

O contrapiso aderido é conhecido por ter uma aderência perfeita com a base, apresentando pequenas espessuras de no máximo 40mm.

Por outro lado, contrapiso flutuante acarreta camadas intermediárias, impedindo a total aderência à base.

A Solid Pisos indica: Após os instaladores concluírem o acabamento do trabalho no contrapiso se faz necessário tomar duas providências fundamentais:

Verificar se o contrapiso está seco;

Evitar o trânsito de pessoas no ambiente.

Mas, como saber se o contrapiso está adequado para receber a instalação do piso de madeira maciça? Considere as seguintes indicações:

Alinhado em todas as direções;

Aderido à base perfeitamente sem sons de oco;

Caimento da regularização;

Sem rachaduras;

Totalmente limpo;

Sem chances de esfarelamento.

Sem excesso de ondulações ou areia.

Na preparação do contrapiso para instalação de piso de madeira maciça é importante evitar o excesso de umidade, capaz de originar problemas detectados apenas após encerrar os processos da instalação.

Para ter certeza de que não existe muita umidade os instaladores usam medidores elétricos que identificam se o piso está ou não seco e preparado para receber pisos de madeira maciça.

A Importância da Impermeabilização

Seja para instalar piso Haro Carvalho europeu, piso Indusparquet Versailles ou outros pisos de madeira, é preciso providenciar a impermeabilização, que na prática serve à proteção contra umidade.

A etapa da impermeabilização deve acontecer quando o piso de madeira é instalado no contrapiso.

Se executada de forma errada podem existir danos aos assoalhos: rachaduras, empenamentos, inchamento e dilatações, prejudicando de forma direta a durabilidade e violando as políticas de garantia das principais fabricantes de piso de madeira maciça.

Por exemplo, se você instalar piso taco Indusparquet ou parquet Haro, sem os cuidados com impermeabilização, não vai poder solicitar novas unidades aos fabricantes porque a política de garantia fica violada.

Conforme regras brasileiras da construção civil, para a impermeabilização ser perfeita deve estar de acordo com as normas NBR 9575/2008 e NBR 9575/2010.

Solid Pisos informa que a responsabilidade de impermeabilização deve ficar por conta dos responsáveis pela instalação.

Por este motivo não é indicado ao arquiteto ou decorador solicitar os serviços do pedreiro da obra para o específico e detalhista trabalho na instalação de pisos prontos, pisos engenheirados ou pisos maciços clássicos.

Impermeabilização Flexível e Rígida

As normas da construção civil indicam que existem dois tipos de impermeabilização: Flexível e rígida.

A impermeabilização flexível considera produtos e materiais (mantas de fábrica, por exemplo) que moldam a obra flexivelmente.

Por sua vez, impermeabilização rígida tem inserção de cristalizantes e polímeros nos concretos, oferecendo mais rigidez.

Formas para Fixar Piso de Madeira Maciça no Contrapiso

Adesivos e colas: A instalação acontece via contato. Adesivo composto por poliuretano ou água.

O adesivo à base de água (também conhecido como adesivo PVA) é descrito na literatura especializada de forma excelente em termos de dureza, resistência e manuseio, além da popularidade por ser flexível.

O tempo de cura (secagem total) deste adesivo varia conforme a umidade relativa do ar no ambiente, que deve ser um pouco arejado para secar mais rápido.

Para fazer o acabamento é preciso esperar pelo menos 21 dias à secagem total.

Adesivos Poliuretano (também denominados como cola PU): Presente inclusive no varejo. Em geral, demoram menos tempo para secar do que adesivos à base de água.

Em menos de 48 horas o instalador já pode começar as manipulações nos trabalhos de acabamentos.

Pregos: É mais indicado usar pregos espirais compostos por aço, que fixam de forma rápida e consistente.

Não se pode ignorar o fato de que pregos de cobre possuem mais resistência contra oxidação, mas comprometem a aderência do piso de madeira no contrapiso.

Especialistas em pisos de madeira maciça indicam que a cabeça dos pregos precisa ser cônica e pequena para facilitar o encaixe do assoalho pronto.

Não se recomenda aplicar pregos na superfície dos assoalhos maciços ou engenheirados. Mas, se isto for indispensável, convém a aplicação em diagonal, jamais no ângulo reto.

Usualmente a instalação de piso de madeira maciço com prego acontece em pisos sem encaixes nas laterais ou topo, assim como rodapés.

Os pregos não podem ter contato com contrapiso de cimento, a aplicação necessita ocorrer em barrotes de madeira.

Parafusos: Apresentam instalação semelhante ao prego, mas com suas particularidades em geral.

Solid Pisos, especialista em instalar pisos de madeira maciça ou o robusto piso de madeira carvalho europeu, indica que é preciso mais tempo para instalar com parafusos do que usando pregos.

Não se pode ignorar a necessidade de precisar furar a madeira antes da aplicação do parafuso.

Do encaixe macho até à superfície do piso é permitido usar parafuso com cabeça rebaixada.

Quando a instalação piso de madeira se dá na parte de cima dos assoalhos a cobertura ocorre com cavilhas

Independente se os parafusos são fixados de forma direta por alvenaria ou via barrotes, vale a pena usar bucha de metal ou plástica das mesmas dimensões do parafuso.

Barrotes: Na prática nada mais é do que peças de madeiras com qualidades fixadas no contrapiso para depois servirem como base à fixação aos parafusos ou pregos.

No geral estas estruturas possuem as seguintes dimensões abaixo:

5 centímetros (base inferior);

3 centímetros (base superior);

3 centímetros (altura).

Convém enfatizar que os barrotes precisam se distanciar entre si a cada 30 ou 35 centímetros.

Os instaladores podem preencher o espaço de cada unidade com uso de isopor, areia seca, vidro, lã ou argamassa.

Entre os materiais usados para compor o vão dos barrotes a pior escolha é areia, principalmente nas propriedades próximas às zonas litorâneas, pois a mínima umidade gera empenamento nos pisos de madeira maciça.

Tampões (Cavilhas): Se trata de peças madeiradas com dimensões pequenas muito utilizadas no sentido de proporcionar uma espécie de cobertura para superfícies do piso, o que por consequência gera acabamento superior e mais liso.

Por exemplo, deck f/f Ipê ou deck Cumaru fêmea / fêmea possui cavilhas que ofuscam as marcas de parafusos e formam uma decoração encantadora no quesito estético.

 

Cola PVA ou cola PU são as mais utilizadas para fixar cavilhas em piso de madeira maciça e piso engenheirado – tais como o piso Multistrato Indusparquet, piso parquet Haro, entre outros exemplos.

Existem instaladores com tanta experiência que conseguem confeccionar as sobras do piso de madeira maciça em cavilhas perfeitas.

Normalmente as cavilhas estão juntas nas embalagens de pisos de madeira, armazenáveis no mesmo local da instalação, de preferência longe dos efeitos do clima: raios solares, ventos ou chuvas.

Também é possível comprar cavilhas prontas separadamente.

Fatores Geradores de Umidade no Contrapiso

Até um piso de madeira Haro da Alemanha (o melhor do mundo), ou, piso Legneto Indusparquet (o mais luxuoso no mercado brasileiro), pode perder a qualidade quando há excesso de água absorvido em contrapiso.

Novamente, é importante frisar que os pisos engenheirados possuem mais resistência contra a umidade do que piso de madeira maciço, embora sejam menos caros que assoalhos de estrutura maciça.

Os principais fatores que geram umidade no contrapiso e precisam de cuidados máximos por parte dos usuários de piso de madeira maciça são:

Contatos: Umidade que surge de áreas como varandas, banheiros, entre outros ambientes adjacentes;

Ascendente: Por causa do contato com solos que possuem excesso de umidade a água é absorvida pelo contrapiso mais facilmente;

Acidentes: Se trata do líquido derrubado sem querer da planta de vasos, a água do copo ou das chuvas pelas janelas abertas, urinas de cães ou gatos, banhos de pássaros em gaiolas, entre outros fatores.

Se cair água ou outros líquidos por acidente no piso de madeira maciça convém secar imediatamente.

Resíduos: Líquidos deixados no processo de instalação por desatenção dos instaladores.

Passo a Passo Instalação Piso de Madeira Maciça

1: O primeiro passo de como instalar piso de madeira maciça é a limpeza do contrapiso.

Particularmente esta etapa tem importância fundamental porque objetiva remover qualquer detrito grosseiro prejudicial à instalação perfeita.

Para isto o instalador usa materiais como: espátulas, marreta, picão, talhadeira e (ou) máquinas para lixamento.

2: Chega o momento de preparar a impermeabilização e impedir problemas com umidade;

3: É hora da instalação, ou seja, de fixar cada um dos pisos no contrapiso com calma e perfeição. Isto ocorre por: Colagem, adesivos e parafusos ou pregos, apenas pregos / parafusos, e, encaixes.

4: Sequencialmente os instaladores instalam o rodapé;

Vale destacar que alguns cuidados precisam ser considerados durante o processo de instalação do piso de madeira maciça, o que inclui evitar o trânsito de pessoas no local ou uso de assoalhos com madeiras inadequadas na composição dos assoalhos;

5: Se for piso pronto de madeira você já pode considerar a instalação completa, em menos de 24 horas o assoalho fica preparado para receber móveis ou aguentar o tráfego de pessoas.

Por outro lado, quando se trata dos mais clássicos pisos de madeira maciça é preciso realizar o processo de acabamento.

O acabamento inclui raspagens, novas limpezas, calefação e aplicação de verniz ou outros produtos que realçam o brilho e evoluem a resistência contra abrasão.

Como Conservar Pisos de Madeira Maciça?

Abaixo você confere algumas considerações sobre como conservar pisos de madeira maciça:

Evite excesso de água na limpeza, pois madeira se trata de um material que sofre alterações na constituição por causa da umidade;

Jamais limpe o piso com uso de água ou pano encharcado;

Não deixe no ambiente vasos contendo água na terra das plantas;

Em caso de queda de líquido se recomenda a secagem imediatamente. Se for líquido gorduroso é preciso limpar com um pouco de água e sabão, seguidos de panos secos.

Ficar de olho nos cães e gatos e educá-los a não urinar no piso de madeira maciça;

Se lavar a cozinha ou outras partes frias da casa é recomendado o uso de panos para formar barreiras que bloqueiam a passagem de água;

Feche portas e janelas se chover;

Se recomenda limpar o piso de madeira maciça de forma constante para mantê-lo conservado por dezenas de anos;

Para a limpeza use vassoura de pelos macios ou um pano com água bem-torcido;

Também é possível usar aspirador de pó, desde que se tome cuidado para o tubo da máquina não arranhar o piso de madeira maciça;

Evite uso de lixas ou palhas de ação para a limpeza;

Jamais aplique produtos químicos fortes que danificam o acabamento. Verifique com o fabricante do verniz os itens mais indicados para limpar piso envernizado.

No caso de piso de madeira maciça envernizado durante a instalação a recomendação aos 30 primeiros dias é evitar tráfego de pessoas, colocação de tapetes, objetos e móveis.

Após os 30 dias da instalação não use ceras, as gorduras devem ser removidas com pano contendo um pouco de água e sabão ou detergente.

Jamais utilize removedores ou solventes orgânicos, siga regras de manutenção previstas na embalagem conforme as fabricantes.

Jamais arrastar e levantar móveis;

Se precisar fazer mudanças use tapetes ou papelão para proteger o piso dos pés de móveis;

Insira capachos nas entradas dos ambientes com piso de madeira para diminuir a incidência de pedras, areia e poeira;

Use persianas ou cortinas para evitar luzes solares em determinada parte do piso de madeira, desta forma se evita a mudança de tons;

Se uma sujeira estiver muito resistente é recomendado o uso de flanela com um pouco de água e sabão;

Mantenha papéis ou jornais nas janelas em casos nos quais o imóvel com piso de madeira fica fechado por longo período de tempo;

Por fim, é importante alertar que os cuidados periódicos com piso de madeira maciça são indispensáveis para manter a estrutura durável;

Fabricantes não cobrem gastos relacionados à falta de manutenção, portanto é importante manter a conservação em dia.

Comprar Piso de Madeira Maciça

Na Solid Pisos você pode comprar piso de madeira maciça, parquet Haro, piso Haro Carvalho, piso pronto Indusparquet, deck Cumaru Indusparquet e muito mais!

Solid Pisos é fornecedora oficial de piso Indusparquet BH (Belo Horizonte) e piso Haro Carvalho europeu.

Venha conhecer na Solid Pisos o mais completo Show Room Indusparquet do Brasil em piso de madeira maciça.