Localização
Rua Ontario 352, Bairro Jardim Canada
Nova Lima/MG.
Brasil.
31 98744-0953 - 31 99826-4871
contato@solidpisos.com.br
Funcionamento
Seg-Sexta: 08:00 - 17:00

Dicas e Curiosidade

News
10
out

Cozinha com Piso de Madeira

É estranho ouvir falar de piso de madeira nas cozinhas. Muitas pessoas são relutantes para adotar um piso desse tipo, pois é pensado que eles são mais difíceis de manter e que as réguas de madeira retêm umidade. Mas isso é verdade?

Para entender essa questão, temos que pensar que a madeira é uma opção menos usada como piso para cozinha, mas isso é uma característica brasileira.

Em países como EUA e na Europa, é bem comum ver o uso desse tipo de revestimento na cozinha. Como sempre, as tendências norte americanas e europeias acabam chegando ao nosso país, e nos projetos contemporâneos é cada vez mais comum ver cozinhas com piso de madeira.

Temos a ideia de que a madeira deve ser usada para locais mais tradicionais de uso social, como a sala de estar. Na realidade, esse tipo de assoalho é benéfico em qualquer local da casa.

Vantagens do piso de madeira

A madeira como piso é capaz de trazer sensação de aconchego e é ideal para regiões frias, impedindo que o ambiente fique ainda mais gelado. Por isso, também, é um modelo muito usado no exterior, principalmente nos lugares mais frios.

Além disso, é comum que a madeira nos pisos ajude na integração entre ambientes, algo que pode ser muito útil quando se trata do caráter mais estético da casa. A sala de estar, por exemplo, pode passar a ter o mesmo piso da cozinha.

Por fim, o uso da madeira é conhecido por dar uma impressão de elegância ao local. Basta pensar no motivo pelo qual ela é usada nos outros cômodos da casa. O ambiente se torna mais sofisticado e sua cozinha perderá aquele ar de ambiente de uso restrito dos moradores.

Com um piso de madeira, você poderá convidar tranquilamente pessoas para conhecer sua cozinha. As impressões, com certeza, serão todas positivas.

Como escolher o modelo ideal

Existem diversos modelos de madeira que podem ser usados em sua cozinha. Os pisos Indusparquet estão disponíveis com diferentes materiais, como Piso Pronto Cumaru, Piso Multistrato, Piso Multistruturado, Taco etc. Você pode optar, por exemplo, pelo maravilhoso e luxuoso Piso Carvalho Europeu. Este piso de madeira exclusivo é comercializado pela empresa Alemã Haro Parquet, fabricante de pisos parquet de madeira a mais de 150 anos na Alemanha, pisos super exclusivo de madeira Carvalho Europeu com varias tonalidades.

Essa é uma das melhores opções do mercado, que concentra toda a qualidade do piso no uso do Carvalho Europeu. Diferentes texturas e acabamentos estão disponíveis para escolha do cliente. Ele representa um diferencial de força e resistência, principalmente ao grande fluxo de pessoas.

Se você ainda está com dúvidas, temos algumas dicas para uma escolha de qualidade de pisos de madeira para uso na sua cozinha. Fique atento e opte pela opção mais durável.

Opte pela resistência

A primeira dica é escolher um piso de madeira que possua diferencial na resistência, como é o caso do Parquet Haro Carvalho Europeu. Na cozinha, existe um grande movimento. Pense que esse é um cômodo usado todos os dias, e mais de uma vez.

Algumas atividades, como cozinha ou lavar a louça, podem derramar materiais sobre o seu piso. É também por isso que deve existir uma resistência ali. Se você está com receios em relação ao tráfego muito grande, existem opções de cuidados.

Você pode colocar uma resina resistente para dar o acabamento do material. Colocar algum produto impermeabilizante também é uma excelente ideia para pisos que são frequentemente molhados. Na área próxima à pia, essa dica pode ser especialmente útil.

Para evitar que o piso de madeira molhe, você deve usar como produto uma cera ou ladrilhos hidráulicos no momento do acabamento. Isso já ajudará a manter o ambiente seco e a preservar o seu piso pronto de madeira.

 

Cuidado com a coloração

O piso multistrato de sua escolha deve ter apenas uma restrição a mais. Você deve escolher pelo material mais escuro. Um tom de marrom mais claro pode não ser a melhor opção.

Para entender isso, basta pensar que os pisos pronto de madeira mais clara podem manchar com mais facilidade. A cozinha é um ambiente que pode proporcionar isso: você está cozinhando e derruba algo gorduroso no chão. Quando você menos esperar, o piso já estará manchado.

Os pisos de madeira escuros disfarçam a maioria das manchas e podem esconder também as marcas do uso intenso, que é esperado para esse ambiente. Você não precisa, entretanto, usar um tom muito escuro. Os tons médios já são suficientes.

Manutenção do piso pronto de madeira

A manutenção é o único contraponto desse tipo de piso, pois ela exige um pouco mais de empenho. Porém, essa é uma atividade essencial para manter o chão com um aspecto de novo.

Você deve usar uma vassoura de cerdas macias, para não danificar o piso, na limpeza regular. Cuidado para não higienizar de maneira mais forte, pois isso pode tirar a cola dos tacos.

O taco Indusparquet, devido a sua alta qualidade, não costuma sofrer desse problema. Porém, você não deve abusar. O ideal é um cuidado frequente sem o uso de produtos como a cera e o álcool, que podem danificar o material e retirar parte do verniz do acabamento.

Cuidado, também, com os produtos que têm como base o silicone. Ele também comprometerá o seu piso de madeira.

Mas o que eu devo usar para limpar o piso? A resposta pode parecer simples, mas é preciso cuidado na escolha do produto ideal para fazer o processo. Já existem, no mercado, produtos que não danificam a madeira, e que podem ser usados tranquilamente.

Você ainda pode usar um aspirador para auxiliar na limpeza. Lembre-se de usar essa ferramenta antes de aplicar o produto, para remover toda a sujeira de maior tamanho.

Uma última dica é fazer a raspagem periódica do material e aplicar novamente o verniz, que pode ter saído com o uso intenso da cozinha. O assoalho de madeira deve manter esses cuidados, mas não há período exato para a manutenção.

Para saber quando raspar ou reaplicar o verniz, você deve observar os danos no seu Piso Indusparquet. Quando as marcas de uso ficarem visíveis, é hora de uma manutenção.

Não se esqueça de escolher um piso pronto de qualidade. A Solid Pisos tem soluções perfeitas para Piso de Madeira para cozinhas. Ela é a importadora da Haro Parquet, maior empresa Alemã fabricante de Pisos de Madeira Carvalho Europeu, e a maior revendedora de Pisos de Madeira Indusparquet de Minas Gerais.