Localização
Rua Ontario 352, Bairro Jardim Canada
Nova Lima/MG.
Brasil.
31 98744-0953 - 31 99826-4871
contato@solidpisos.com.br
Funcionamento
Seg-Sexta: 08:00 - 17:00

Dicas e Curiosidade

News
02
fev

Piso Vinílico: Ficha Técnica Completa

Piso Vinílico disponível em régua, placa ou manta com minerais e PVC. Seu uso serve para ambientes fechados ou cobertos: residenciais, corporativos, comerciais, hoteleiros, religiosos, entre outros locais com constante fluxo de pessoas.

 

Requer instaladores técnicos para instalar, embora a instalação seja simples, rápida e sem excesso de barulho. Na composição dos pisos vinílicos não há 100% de madeira, o que explica o fato de tais escolhas serem mais baratas que assoalhos madeirados.

 

 

No mercado há ofertas de assoalhos vinílicos que emulam os tons naturais da madeira. Também existem escolhas com tons mais vivos, tonalidades sóbrias e estampas que acarretam diferentes manifestações artísticas – opções de sucesso entre decoradores profissionais criativos.

 

 

A praticidade do piso vinílico permite com que sua estrutura seja instalada por cima de outros pisos, o que otimiza o tempo das obras.

 

É possível instalar pisos vinílicos em: casas (qualquer cômodo), academias, templos religioso, lojas, escritórios, museus, ONGs, prédios públicos, associações comerciais, entre outras propriedades.

Uma vantagem ao comparar com piso de madeira maciça é que o piso vinílico pode ser instalado em locais nos quais às vezes há contato com água: a cozinha ou os banheiros, por exemplo.

Existem infinitas possibilidades estéticas em assoalho vinílico. Também por este motivo é frequente seu uso nas capas de revistas sobre casa e construção, além de estarem presentes nos cenários de novelas ou filmes por serem escolhas de menos custos e mais benefícios.

 

Tipos de Piso Vinílico

 

Em nível mercadológico global estão disponíveis 3 tipos de pisos vinílicos diferentes: placa, régua e manta. Cada uma das escolhas serve para um tipo específico de ambiente.

Piso vinílico placa: Indicado aos cômodos maiores. Para deixar o piso homogêneo, ao instalar se faz necessário usar solda quente ou fria.

Piso vinílico régua: Serve para ambientes grandes ou pequenos e também tem solda quente / fria no processo de instalação.

Piso vinílico manta: Perfeito para instalar nos locais longos e largos, tais como corredores, por exemplo.

 

Piso Vinílico LVT

 

Isolamentos: Piso Vinílico

 

Isolamento acústico: Proporciona a mesma capacidade dos pisos maciços de isolar ruídos decorrentes no ambiente, que fica mais privativo, aconchegante e sofisticado. Não gera o constante barulho de toc-toc originado por contatos do sapato nos assoalhos vinílicos.

Isolamento térmico e elétrico: Mantém o frio para fora de casa nas épocas mais frias do ano. Viabiliza um ambiente quente e confortável para usuários.

Isolamento de poeira: Não fica empoeirado com facilidade. Use pano úmido, água e sabão para limpar. Possui um processo simples de limpeza. Torna mais fácil a vida de pessoas que sofrem de alergia.

Isolamento de água: Pode ter contato com líquido sem apresentar danos na estrutura física ou estética. Então, se os pets urinarem ou as crianças derrubarem um copo de água, o proprietário não precisa se preocupar, basta secar e limpar para tudo voltar ao normal novamente.

 

 

Garantia do Piso Vinílico

 

Pisos vinílicos proporcionam equilíbrio estético para aposentos e recintos. Os principais fabricantes dos dias atuais trabalham com tecnologia de ponta para impor padrões com 100% de fidelidade aos elementos naturais.

A garantia do piso vinílico se relaciona com as políticas de cada fabricante. No mercado é possível encontrar ofertas de 2 a 15 anos garantidos ao uso. As coberturas para a utilização residencial costumam ser maiores que à comercial ou corporativa.

Os fabricantes nacionais ou internacionais de renome têm costume de estender o prazo garantido ao uso por mais tempo que a média do mercado convencional, uma forma de assegurar a qualidade como diferencial dos produtos.

Para ter o direito de solicitar a garantia os usuários devem seguir todas as indicações na embalagem ou no manual do produto quanto ao uso e à limpeza.

 

Escolher Conforme as Demandas do Ambiente

 

Os fabricantes de pisos vinílico se empenham para lançar novidades em estética a cada nova temporada no intuito de impressionar públicos especialistas e formadores de opinião.

É importante fazer as escolhas de assoalhos vinílicos que correspondem ao tipo de cômodo que vai receber a instalação, tendo em vista que fabricantes testam os assoalhos no mesmo formato de ambiente, assegurando assim durabilidade, resistência e beleza estética.

Em nível de varejo há soluções para quem exige agilidade na obra, por exemplo: pisos vinílicos instaláveis à base de encaixes, sem uso de colas ou marteladas que fazem barulhos capazes de incomodar a vizinhança e os fregueses das lojas.

Os lançamentos em piso vinílico também se dividem conforme o objetivo da decoração.

Desde o início do século XXI a tendência rústica voltou à moda. Por este motivo é possível deslumbrar inúmeras opções rústicas que remetem aos estilos texanos presentes em quase todas as mansões do Texas, nos Estados Unidos.

vinílicos mais modernos, com estampas para usar nos quartos infantis.

Também existem coleções lisas, formais e despojadas, que combinam com lojas de esportes ou artigos para surf e skate perfeitamente. Tem até reproduções perfeitas de pedras ou cerâmicas!

 

Madeiras emuladas no Piso Vinílico

 

Os principais tipos de madeiras representados no assoalho vinílico são: Castanheira, Ipê, Cumaru, Carvalho, Jaborandi e Jatobá, embora a cada ano os fabricantes surpreendem com criações que emulam até as madeiras mais difíceis de encontrar na natureza.

 

Medidas de Piso Vinílico Mais Usuais

 

Existem diferentes medidas de pisos vinílicos no mercado, medições que se diferenciam em principal por causa do tipo (réguas, mantas ou placas). Abaixo confira os números mais populares:

  • 1,2mm x 2m (m²)
  • 2mm x 18,4cm x 95cm (m²)
  • 2 mm x 18,4 cm x 95 cm (m²)
  • 3 mm x 18,4 cm x 95 cm (m²)
  • 5mm x 18cm x 1,21m (m²)
  • 5mm x 22cm x 1,21m (m²)

 

Vantagens do Piso Vinílico

 

  • Mais barato que assoalhos de madeira maciça;
  • Simula cores da madeira ou outros tons em estampas distintas;
  • Disponível em uma extensa variedade de cores e formas artísticas;
  • Pode instalar de modo horizontal, vertical ou em diagonal;
  • Resiste por décadas sem exigir reparos;
  • Fácil de limpar e manter;
  • Admite contato com líquidos e uso de cera;
  • Também pode ser usado na cozinha, no banheiro ou nas áreas de serviço;
  • Sem o barulho de toc-toc dos sapatos;
  • Uso residencial, hoteleiro, corporativo e comercial;
  • Oferece conforto térmico e amplifica o isolamento acústico;
  • Garantia de até 15 anos;
  • Lavável com água;
  • Capa de uso de PVC hiper-resistente;
  • Proporciona estabilidade dimensional;
  • Resistência à condutividade elétrica.

 

Pisos Vinílicos Como Instalar

 

A instalação dos pisos vinílicos ocorre à base de encaixes, cola ou solda, o que varia conforme as especificações de cada fabricante. Se indica instalar apenas com serviços de instaladores profissionais, experientes no mercado, que a própria loja vendedora do assoalho indica com 100% de confiança.

Mas, é importante conhecer em detalhes como funciona a instalação de pisos vinílicos para exigir os melhores serviços dos instaladores e vistoriar.

A seguir veja como instalar pisos vinílicos de mantas, placas ou réguas.

 

Instalação de Pisos Vinílicos em Mantas

 

 

1: Com o máximo de cuidado para não formar vincos, puxe a manta para trás, até a metade;

2: Aplique o adesivo e espere o tempo da secagem;

3: Sempre respeitando o eixo e direcionando o trabalho no sentido da parede, desdobre a manta, justamente na parte superior do adesivo;

4: Aplique o rolo compressor na estrutura para evitar a formação de bolhas;

5: Posicione a próxima manta acima da primeira borda;

6: Realize o mesmo procedimento anterior com as outras mantas, sempre finalizando com rolo compressor de pelo menos 40kg;

7: Após pelo menos 13 horas da instalação é preciso aplicar soldagem (seca ou fria, conforme exige o fabricante do piso vinílico em mantas, réguas ou placas);

8: Na sequência trabalhe no rodapé e nos acabamentos finais;

9: Realize uma limpeza geral para retirar o excesso de detritos e pó. Armazene em local seguro a embalagem e o restante do material;

10: Espere o tempo da secagem e pronto!

 

Instalação de Pisos Vinílicos em Placas

 

 

1: Inicialmente guarde todas as embalagens e etiquetas, que devem ser usadas caso alguma placa precise ser trocada, conforme a política de garantia;

2: Antes de instalar aclimate o produto por 26 horas seguidas;

3: Coloque as placas conforme as demarcações;

4: Faça a instalação das placas nos ambientes completamente. Deixe os recortes para o momento da finalização, quando ocorre o último acabamento;

5: Na sequência utilize uma régua madeirada para alisar;

6: Trabalhe o rodapé e depois realize os acabamentos finais;

7: Retire o excesso de pó e detritos.

 

Instalação de Pisos Vinílicos em Réguas

 

1: Coloque as réguas no piso de acordo com as marcações iniciais. A régua que inicia o segundo conjunto de fileiras precisa estar alinhada com a parte central da fileira anterior;

2: Com uso da cola realize a instalação no ambiente completamente;

3: Em cada quina faça riscos para facilitar a cópia de todas as partes do cômodo;

5: Finalize ao usar rolo compressor ou régua de madeira com pelo menos 40g para assegurar 100% de aderência ao contrapiso.

 

 

Principais Cuidados com Pisos Vinílicos

 

Coloque um pano embaixo dos móveis quando arrastá-los e evite a ocorrência de riscos;

Uma vez que os instaladores instalam pisos vinílicos em banheiros, áreas de serviços ou cozinha se faz necessário vedar limites de ralos, paredes e pisos;

Utilize cera incolor para encerar piso vinílico;

Para fazer a limpeza use um pano umedecido com água e sabão. Na sequência utilize pano seco para providenciar a secagem;

As caixas fechadas dos pisos laminados devem ser armazenadas no mesmo local da instalação. Não podem ficar expostas às ações do tempo (vento, sol, chuva, etc.);

Ao armazenar, mantenha as caixas na diagonal e não coloque mais do que 4 caixas empilhadas. Empilhe nas superfícies planas para evitar deformações, sempre na posição horizontal.

Preste a máxima atenção para se certificar de que a mesma área possui pisos vinílicos com os mesmos tons, tirando os casos nos quais as réguas seguem tendências de tonalidades da madeira, que possuem poucas variações estéticas em cada unidade.

Distribua as réguas de modo a evitar recortes estreitos nas entradas do cômodo.

Para evitar com que sejam instaladas réguas de padrão idêntico no mesmo lado verifique sempre os desenhos dos pisos antes de instalar.

Faça a limpeza geral apenas após 7 dias da instalação.

 

Limpeza e Manutenção

 

Nos ambientes corporativos, comerciais ou que possuem constante tráfego, a pessoa responsável por limpar deve sinalizar com uma placa que diz: “Cuidado! Piso Molhado”. É um sinal de alerta para ninguém escorregar.

Utilize vassoura de pelo ou panos macios para tirar o excesso de sujeita. Depois prepare uma solução com água limpa e algumas gotas de detergente neutro (ou outro tipo de produto de limpeza indicado conforme as instruções do fabricante).

Enxague o pano e passe no piso. Depois use pano seco para realizar a secagem.

A limpeza também pode ser feita de modo manual ou mecanizada.

Nos casos de processos mecanizados com máquinas de limpeza industriais é indicado usar de maneira inicial um disco de cor vermelha.

 

Comprar Piso Vinílico no Conforto do Lar

 

Solid Pisos

A Solid Pisos é uma empresa especialista que há mais de 20 anos trabalha com foco total no setor de pisos e revestimentos.

 

Pisos vinílicos são baratos, combinam com qualquer forma de decoração imposta no ambiente, fáceis de limpar e duram por décadas sem perder a textura e o brilho.

Solicite uma visita dos nossos representantes de vendas que visitam a sua casa para demonstrar a você em detalhes diversas opções de assoalhos vinílicos.

Desta forma, sem gastar gasolina ou tempo é possível selecionar as escolhas que mais se adequam à sua obra realmente.

Confirme de perto as nossas promoções em piso vinílico (www.solidpisos.com.br).