Localização
Rua Ontario 352, Bairro Jardim Canada
Nova Lima/MG.
Brasil.
31 98744-0953 - 31 99826-4871
contato@solidpisos.com.br
Funcionamento
Seg-Sexta: 08:00 - 17:00

Dicas e Curiosidade

News
07
jun

Tipos de Pisos de Madeira: Um Guia Completo e Definitivo

Neste post você descobre o mais completo guia com os principais tipos de pisos de madeira para diferentes partes de qualquer propriedade.

Tipos de pisos de madeira há aos montes, mas isto pode gerar uma verdadeira confusão até na mente dos especialistas em decoração e arquitetura.

Sim, você está com muita vontade de luxuriar a sua casa ou o seu estabelecimento comercial com os mais belos tipos de pisos de madeira.

Não, você nem imagina qual tipo de assoalho de madeira escolher para cada parte da sua propriedade, mas quer a garantia de um assoalho qualitativo, duradouro e acima de tudo muito belo.

Para ajudar as pessoas que precisam de informações importantes antes de decidir por qual piso de madeira escolher vale a pena acompanhar este artigo e aprender tudo sobre o assunto.

Guia Tipos de Pisos de Madeira

O aspecto duradouro dos diferentes tipos de pisos de madeira está disponível em muitos estilos para atender às diferentes necessidades ou orçamentos.

De fato, os principais tipos de piso de madeira têm uma beleza natural inigualável e ficam bacanas em qualquer decoração.

O piso de madeira maciça que tem qualidade dura em qualquer sala, embora as cozinhas e os porões exijam considerações especiais, pois o contato da água na madeira não soa como algo positivo.

Piso de Madeira Maciça Tradicional ou Pìso Pronto

O piso de madeira maciço tradicional é uma boa opção para quem aprecia um ambiente sofisticado.

Os assoalhos maciços não possuem os típicos problemas das tábuas corridas, o que inclui:

  • Deslocamento das tábuas
  • Frestas
  • Trincas
  • Empenamento

Se você pensa em adicionar piso de madeira em sua cozinha, o piso tradicional acabado depois da instalação não é uma boa opção, pois exige um acabamento mais do que especial capaz de penetrar os vãos entra as tábuas, ajudando a impedir o acesso da água ou umidade.

O piso de madeira maciça tradicional é todo de madeira e tem de 5/8 a 3/4 de espessura. Pode ser lixado e refinado muitas vezes.

No entanto, é suscetível às mudanças na umidade e não está recomendado para porões, cozinhas, áreas de serviço, banheiro e outro locais com riscos de contato com água.

Por outro lado, o piso pronto de madeira já vem com acabamento de fábrica, ou seja, está lixado e envernizado – desta forma o trabalho de instalação ocorre mais rapidamente.

Não há odores e depois da instalação o chão está pronto para as pessoas caminharem imediatamente.

Entre os assoalhos acabados de fábrica se destaca o piso pronto maciço palito, um pouco mais curto e estreito, ideal para compor diferentes formas de padrões gráficos aproveitando os tons naturais de cada madeira nobre. Também serve aos revestimentos de tetos e paredes.

Piso pronto Flatwood maciço é um produto peculiar, principalmente por ser projetado no sentido de promover a substituição de assoalhos laminados com menos preocupações de trabalho em contrapiso. Tem ainda os tacos e parquets Legneto.

Pisos Prontos Estruturados ou Engenheirados

Também existem os pisos de madeira estruturados e engenheirados, folheados de madeira real com várias camadas compensadas.

Esta combinação de engenharia proporciona à madeira projetada uma excelente estabilidade ao longo do tempo, e, faz dela a escolha ideal para qualquer área da sua casa, incluindo: porões, áreas de serviços, cozinhas e banheiros.

Dependendo da espessura, estes tipos de pisos projetados só podem ser lixados e refinados uma ou duas vezes durante a vida útil.

Convém indicar que piso engenheirado não é a mesma coisa que pisos estruturados:

Piso Pronto Estruturado (Piso Multistrato): Embora custe menos do que os pisos maciços, possui aparência semelhante à superfície. Na base há fibras cruzadas de forma ortogonal, o que aumenta a estabilidade e a segurança de quem pisa no solo.

A capa acarreta madeira maciça nobre, assegurando a qualidade na superfície. Representa a otimização do piso maciço pronto. O assoalho multistrato Indusparquet é uma das escolhas mais luxuosas do mercado nacional.

Piso Pronto Engenheirado: Lâmina com madeira maciça de primeira qualidade e base contendo fibras cruzadas. Além de ser usado como assoalho, muitos decoradores implantam propostas decorativas usando este material para revestimentos nos tetos e nas paredes.

Há madeira maciça na superfície otimizada para oferecer mais durabilidade. É a otimização do piso pronto estruturado.

Outra opção é o piso de madeira envelhecida, que, embora tenha alguns sinais de desgaste e muitos anos de idade, tornam o visual charmoso e envelhecido ao mesmo tempo.

Vale incluir neste post também os pisos de madeira nova com aparência envelhecida, direcionados à decoração rústica.

Qual é a Melhor Espécie de Madeira para Pisos?

Seja para pisos nacionais ou internacionais, as melhores madeiras aos assoalhos se originam no território latino-americano, principalmente na Floresta Amazônica.

Entre as madeiras brasileiras se destacam: Cumaru, Ipê, Tauari, Sucupira e Peroba Mica.

Podemos citar também a maravilhosa madeira Carvalho, importada da Europa e América do Norte.

Certifique-se de que o piso de madeira tenha madeiras manejadas de forma sustentável, com certificações nacionais ou internacionais.

Fale que a Solid Pisos fornece o melhor é mais bonito piso de Madeira Carvalho.

SolidPisos.com.br, especialista em todos os tipos de pisos de madeira: Taco de madeira, piso ou assoalho multistrato, parquet Legneto, piso maciço e muito mais.